O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Gestão Democrática

Há falta de clareza quanto ao conceito de gestão democrática, porque, tanto nos espaços formais da instituição, como nos espaços informais, percebe-se que há um consenso quanto ao desejo de participar das decisões. O consenso se rompe, no entanto, quando a questão é assumir as responsabilidades destas decisões, pois fica evidenciada a idéia de que quem assume as responsabilidades das decisões é a direção.
È preciso conciliar democracia, liderança, autoridade, confiança e competência, na tentativa de administrar o trabalho de cooedenação de tal forma que ele contemple as expectativas advindas dos vários segmentos da escola, tendo como eixo central nosso comprometimento profissional calcado na ética e na confiança que nos é depositado.

Um diretor define sua gestão como democrática, porque, segundo ele, permite que os integrantes da comunidade escolar opinem sobre as questões da escola, dando sugestões ou participando das deliberações;
Um corpo docente que se divide ao definir a gestão da escola. Alguns, caracterizando-a como democrática, e outros, caracterizando-a como não democrática. Ambos os grupos argumentando a partir da possibilidade ou não de participação nas tomadas de decisão.

Percebemos que ainda há muito o que evoluir para de fato chegarmos a ter verdadeiramente uma gestão democrática, a começar por mudar a sociedade. Cada um fazendo a sua parte através das nossas ações. Como disse Leonardo Boff "Nossa função é ajudar a identificar a verdadeira natureza. Não só com palavras nem apenas com conceitos. Mas mediante a própria vida e o modo de agir".

Stéfanie Oliveira

3 comentários:

Carle Teles disse...

Concordo com a afirmativa que diz “não só com palavras nem apenas com conceitos. Mas mediante a própria vida e o modo de agir", é por esse fato que praticar na escola uma gestão democrática é muito difícil, já que todo se resume aos discursos, pois as ações continuam a serem autoridades. Por conta disso, reafirmo o que foi dito por Mariana que uma escola democrática é um “espaço de construção e reconstrução do conhecimento”. Pois somente com a construção do conhecimento e sua difusão é que conseguiremos conviver num ambiente democrático.

Carleane Teles

Suzy Ferreira disse...

É Stéfanie, como você disse temos que fazer muito ainda pra conseguirmos realmente pôr em prática uma gestão que seja democrática. Há uma série de dificuldades, de caráter geral (descaso da população, conflitos de interesses, manipulação de grupos da sociedade, problemas de comunicação, etc.). No caso específico da educação, adicionam-se dificuldades como o desconhecimento das discussões e questões colocadas frente à política de educação do município. É necessário conseguir que pais, funcionários e outros atores envolvidos disponham de capacitação técnica mínima para participar do processo de planejamento e avaliação. Momentos especiais de formação dos representantes populares devem fazer parte das atividades normais dos órgãos.

Suzane dos Santos Ferreira

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a fonte da citação de Leonardo Boff "Nossa função é ajudar a identificar a verdadeira natureza. Não só com palavras nem apenas com conceitos. Mas mediante a própria vida e o modo de agir".