O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

ôpa então kd esse povo?

Então pra mim, propor uma Gestão Democrática na Escola, significa oferecer um espaço de interesse, e respeito as pluralidades e especificidades, de determinada demanda e estar aberto ao diálogo para poder fomentar o papel participativo e atuante de cada cidadão membro dessa teia.

Gláucia

3 comentários:

°o.O Sá Almeida O.o° disse...

Com certeza Gláucia. Mas além do respeito às individualidades, um espaço democrático permite também trazer a realidade da comunidade, a qual a escola faz parte, para dentro dela. O aluno precisa se identificar no âmbito escolar, e abrir a escola para discussões onde estejam presentes o corpo escolar, membros da comunidade e representantes dos estudantes é um ótimo passo para que a democracia seja realmente efetiva.

Gestão Democrática disse...

Bem, bem, bem...

Gostei bastante da fala de Sá!

E concordo com a colega: não existe democracia sem diálogo! Considerar uma escola (ou qualquer outra instituição de ensino) como democrática, sem construir (sim, construir! Lembra que democracia participativa é um bicho estranho para nós?) um espaço de debates significa apenas fantasiar sobre uma realidade distante!

Fato importantíssimo dessa construção da democracia é a participação da "comunidade" (ai, a utilização desenfreada desse termo já tá me dando "gastura", mas esse é papo para uma outra postagem).

Bem, termino com o recadinho muito interessante:

“O psicólogo ou educador que formula uma teoria pedagógica sem considerar o ambiente político, econômico e social do processo educacional corteja a trivialidade e merece ser ignorado na comunidade e na sala de aula”
(Jerome Bruner)

Mony Nogueira disse...

bipSegundo Bertrand Russell, a democracia é apenas uma forma ilusória de acharmos que estamos satisfazendo o nosso desejo, sendo que são os políticos que nos levam a decidir o que eles querem. Na educação podemos perceber que vivemos sob a ilusão de possuirmos uma educação democrática, pois os saberes que nos são oferecidos não são realmente escolhidos por nós. A escola deve oferecer aos alunos um espaço aberto para discussões e para que eles possam desenvolver suas habilidades e reflexões, respeitando as diferenças e individualidades de cada um.

Abraços para todos!!!!

Monique Nogueira!!!