O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Atribuições do Diretor de Escola

Durante todo o semestre foi discutido em sala o que seria, ou deveria ser, um gestor democrático. Porém, uma das minhas inquietações foi justamente qual seria o papel do gestor quanto ao seu desempenho técnico na escola.
Na disciplina Introdução à Orientação Educacional, foi disponibilizado um livro que trata da ação integrada de todos os membros da escola. E nesse mesmo livro encontrei qual o papel do diretor:

" É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido, e controlando todos os recursos para tal.
Devido à sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência (tanto positiva, como begativa) sobre todos os setores e pessoas da escola. É do seu desempenho e da sua habilidade em influenciar o ambiente que depende, em grande parte, a qualidade do ambiente e clima escolar, o desempenho do seu pessoal e a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
A fim de desincumbir-se dos eu papel, o diretor assume uma série de funções, tanto de natureza administrativa, quanto pedagógica. Do ponto de vista administrativo, compete-lhe, por exemplo, a:
  • organização e articulação de todas as unidades competentes da escola;
  • controle dos aspectos materiais e financeiros da escola;
  • articulação e controle dos recursos humanos;
  • articulação escola-comunidade;
  • articulação da escola com o nível superior de administração do sistema educacional;
  • formulação de normas, regulamentos e adoção de medidas condizentes com os objetivos e princípios propostos;
  • supervisão e orientação a todos aqueles a quem são delegadas responsabilidades.

Do ponto de vista pedagógico, é de sua alçada, por exmeplo, a:

  • dinamização e assistência aos membros da escola para que promvam ações condizentes com os objetivos e princípios educacionais propostos;
  • liderança e inspiração no sentido de enriquecimento desses objetivos e princípios;
  • promoção de um sistema de ação integrada e cooperativa;
  • manutenção de um processo de comunicação claro e aberto entre os membros da escola e entre a escola e a comunidade;
  • estimulação à inivação e melhoria do processa educacional.

Quanto maior for a escola e mais complexo for o seu ambiente, mais árdua se torna a tarefa do diretor para desincumbir-se de seu papel. Assim é que se promove em escolas de tamamnho médio e grandes a subdivisão das funções inerentes à posição do diretor e a possibilidade de o mesmo delegar a execução de várias delas a outras pessoas, notadamente ao supervisor escolar."

Trecho retirado do livro "Ação Integrada: administração, supervisçao e orientação educacional", de Heloísa Luck.

Bem gente, do meu ponto de vista, embora essa citação traga um pouco da parte técnica do gestor escolar, traz também uma visão onde ainda há uma hierarquia de poderes, mesmo que sutil e propondo um trabalho em conjunto.

Sinceramente, concordo quando é colocado que cada profissional tem a sua função e o seu papel na escola. Deixar que cada um decida por si ainda é algo longe de se alcançar resultados otimizados, devido a nossa própria cultura. É necessário a presença de direcionadores que coordenem todo o trabalho pedagógico, e é daí que surge a importancnia de uma ação pedagógica onde todos os profissionais envolvidos com a educação sejam valorizados e possam contribuir com o bom andamento do trabalho pedagógico.

Sá Almeida

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