“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire
Já praticamos uma troca mútua de conhecimentos e temos como o mundo nosso mediador, nada mais justo, como praticar uma gestão democrática que é uma forma de gerir o ambiente educativo com a participação e colaboração dos sujeitos envolvidos.
Os princípios de descentralização, participação e transparência, são norteadores da gestão democrática, isso significa dizer que qualquer decisão é construída e executada por todos, a hierarquização está na horizontal e nada é feito sem que haja uma dialogo e o resultado seja legitimado pelos membros.
Vivemos num mundo cercada pela desigualdade social, onde os diretos do cidadão são violentados pelo sistema vigente, que excluir todo aquele que não possuem um capital financeiro e intelectual. Um fator importante e prioritário no campo educacional, para está minimizando esse fator é a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação. A democratização exigirá do gestor educacional uma nova postura que começara da sua formação. Os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidade, as atitudes são tão importantes quanto a prática de ensino na sala de aula.
Numa gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar, deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros, respeitando a individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.
Já praticamos uma troca mútua de conhecimentos e temos como o mundo nosso mediador, nada mais justo, como praticar uma gestão democrática que é uma forma de gerir o ambiente educativo com a participação e colaboração dos sujeitos envolvidos.
Os princípios de descentralização, participação e transparência, são norteadores da gestão democrática, isso significa dizer que qualquer decisão é construída e executada por todos, a hierarquização está na horizontal e nada é feito sem que haja uma dialogo e o resultado seja legitimado pelos membros.
Vivemos num mundo cercada pela desigualdade social, onde os diretos do cidadão são violentados pelo sistema vigente, que excluir todo aquele que não possuem um capital financeiro e intelectual. Um fator importante e prioritário no campo educacional, para está minimizando esse fator é a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação. A democratização exigirá do gestor educacional uma nova postura que começara da sua formação. Os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidade, as atitudes são tão importantes quanto a prática de ensino na sala de aula.
Numa gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendas aos interesses da comunidade escolar, deverá compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos membros, respeitando a individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas fontes de enriquecer o trabalho coletivo.
Carleane Teles
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