O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

domingo, 2 de dezembro de 2007

GESTÃO DEMOCRÁTICA

A experiência pioneira de gestão democrática em Porto Alegre-RS veio comprovar que é possível a sua efetivação, desde que haja estudos sobre a realidade escolar de cada instituição de ensino. E a partir disso, um planejamento de atuação que atenda as vivências de cada ambiente escolar e promova a participação, integração, de docentes, discentes, funcionários da escola, comunidade e pais nesse espaço.
Na gestão democrática respeita-se as diferenças e a pluralidade de idéias; admite-se a participação dos membros( docente, discente, funcionários ,comunidade e pais) nos assuntos, discussões, votações e decisões do ambiente escolar; existe uma coordenação de esforços individuais e coletivos com o objetivo de si obter um resultado positivo para o funcionamento da escola e do aprendizado do aluno.
A gestão democrática deixa os membros da escola flexíveis ao diálogo, livres para opinarem, comprometidos com o espaço educativo, existe uma organização não hierarquizada e em fim, todos são os protagonistas do ato de gerir.
A significação de gestão é tudo que detalhei e o que ainda me falta aprender. Sei que é preciso, o homem esta preparado para que ela aconteça, é preciso entendê-la para não pensar que não existem critérios, uma organização...por ser uma gerência colaborativa.
Feito por: Valdete de S. Almeida, graduanda do 4º. semestre em Pedagogia - UFBA.

Um comentário:

Isis Maria disse...

"A significação de gestão é tudo que detalhei e o que ainda me falta aprender."

Goste muito do post de Val!!!

E concordo com ela, multiplicando a sua fala: Democracia ainda é muito do que nos falta aprender!!!

Um cheiro!