O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

domingo, 2 de dezembro de 2007

Gestão Democrática

Para mim, desenvolver gestão democrática na escola significa antes de tudo um grande desafio. Acredito que não é simplismente chegar em uma organização escolar e avisar a todos que a partir de agora a gestão será de forma democrática, pois é preciso a mudanças na estrutura do ensino escolar. Concordo com todos que acham necessário a participação da comunidade. Assim como a participação da comunidade, dos professores, dos alunos e dos funcionários da escola, é preciso também conscientização, responsabilidade e valorização do trabalho que estiver sendo proposto. A negociação é de total importância para decidir ações pedagógicas, devendo ser respeitadas todas as opiniões, e haver o intuito de transformação das práticas pedagógicas tradicionais.

Adelina Braga

Um comentário:

Nayara Souza disse...

Uma gestão democrática e participativa, consiste em compartilhar responsabilidades no processo de decisões, tanto no âmbito escolar quanto no administrativo. A comunidade escolar pode buscar soluções próprias para seus problemas, adequando ás suas necessidades e expectativas , tendo como base a autonomia e participação.O gestor deve conduzir os processos participativos, onde as decisões e responsabilidades sejam compartilhadas por toda a comunidade escolar: diretor, vice- diretor, professores, coordenadores pedagógicos, funcionários e pais.
A participação da comunidade representa um elemento de grande importância para a escola. Esta deve envolver as famílias dos alunos, promovendo a integração desses pais não apenas nas reuniões (que avaliam o comportamento e o desenvolvimento dos seus filhos) mas na construção de uma proposta pedagógica que esteja de acordo com a cultura da comunidade.
Nayara Souza